As plataformas padronizadas são melhores para você reparador?
💡Dica Databox
No post anterior falamos sobre a plataforma MQB, que permite para a Volkswagen modificar as medidas do molde estrutural que recebe os veículos.
A plataforma usa aços de ultra resistência e mais leves o que causa mais segurança.
🤔 Mas caso haja avaria na plataforma, como isso influencia na reparação automotiva?
As soldas e adesivos estampados que formam um monobloco o deixa menos inteiriço e mais modular, o que funciona para todas as plataformas modernas, MQB (Volks), GEM (Chevrolet) CMP (PSA Peugeot) e outras.
Facilita o reparador pois há muito mais peças com muito mais possibilidades de reparo.
Os projetos tecnológicos são feitos para que a reposição seja mais efetiva por meio da padronização. Mesmo que um carro fabricado hoje saia de linha, não será difícil encontrar no mercado peças, pois a padronização de modelos nas mesmas plataformas seguirá por muito mais tempo.
Além disso, essa variação modular e a tecnologia de criação, foi desenvolvida para que a reparação automotiva também tivesse mais facilidades na troca e conserto de peças.
Mas lógico, a atualização na manutenção é proporcional à evolução construtiva. Não dá para ficar para trás.