Está favorável reparador ??
? As reparações automotivas são fundamentais para o mercado automotor. E a tendência é um superaquecimento nos próximos anos devido à crise causada pela Pandemia.
? Vamos entender:
?? A crise de escassez de semicondutores no setor automotivo como vimos no post anterior, tem desacelerado a retomada econômica da produção de veículos automotores ao patamar pré-pandemia.
? Esse cenário em si, já favorece a manutenção dos veículos e o tempo em que ficam com seus proprietários.
? Os números divulgados recentemente pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) apontam que 1.148,5 mil autoveículos deixaram as linhas de montagem no primeiro semestre de 2021, 57,5% a mais que os 729 mil do mesmo período do ano passado, quando todas as fábricas passaram por paradas de até dois meses.
? Então veja:
? A indústria automotiva foi uma das mais afetadas. No Brasil, a produção caiu 32% em 2030, enquanto a retração global ficou em 16%, com a redução na cadeia produtiva de mais de 19 milhões de veículos. Isso representa uma queda de 22% em relação a 2019.
????? E agora?
? O alto custo de insumos e logística que elevaram os preços dos veículos 0km, e a baixa oferta desses veículos nas concessionárias, têm alimentado o setor de seminovos e de reparação.
? Pessoas estão esperando de 90 a 150 dias para receberem veículos novos. E esse tempo está afugentando clientes que preferem buscar seminovos e usados, ou repaginarem seus próprios veículos. Geração de movimento contínuo nas reparações automotivas.